 |
Parque das Nações - Lisboa/ Portugal |
Desculpem a sinceridade, mas Lisboa não agradou. Acentuado talvez pelo fato de termos conhecido primeiro a cidade do Porto. As comparações são inevitáveis, guardando-se, claro, as devidas proporções.
Porto encanta pela sua organização, pelo misto de cidade moderna e antiga, suas ruas históricas, paisagens lindíssimas e um certo ar bucólico. Aqui parece que o tempo passa mais devagar. Já Lisboa é o inverso. Capital do país, uma cidade de ritmo acelerado, de contrastes e um tanto quanto impessoal. Mas é verdade que também podemos encontrar pelas ruas da capital portuguesa lugares lindíssimos, que merecem o selo de parada obrigatória para os visitantes. A Torre de Belém, Mosteiros dos Jerônimos, Oceanário, Parque das nações, Padrão dos Descobrimentos e Terreiro do Paço são alguns desses lugares. O Padrão dos Descobrimentos é muito interessante. No piso da praça tem o desenho de um mapa do mundo dentro de uma rosa dos ventos, com uma Nau e as datas de todas as expedições e descobrimentos portugueses. Muito bonito. Vou colocar uma fota aqui da Nau que indica Porto Seguro, 1500.
Ficamos somente 3 dias em Lisboa. Tempo muito curto para uma cidade tão grande, é verdade. Mas para nós foi o suficiente. Afinal de contas, com uma criança de quase 3 anos que adora novidades, deu para fazer muita coisa nesse curto espaço de tempo.
Para chegar até a cidade optamos por alugar um carro. A estrada de Porto a Lisboa é ótima!! É uma bela viagem. Recomendo a opção pelo aluguel de carro, principalmente para quem vai com crianças. Além de mais cômodo e confortável, não precisamos fazer o planejamento em função dos horários dos comboios (trens) ou autocarros (ônibus). O nosso pequeno é um tanto quanto inquieto e, dependendo do horário, uma viagem de 3 horas de duração dentro de um trem ou ônibus, por mais confortável que seja, pode facilmente se transformar em um pesadelo!! rsrsrsrsrs
AH! destaque especial para o GPS! sem ele, não teríamos aproveitado nem 10% da cidade andando de carro. Afinal, não conhecíamos NADA. Um amigo nos emprestou e foi de grande valia. Já está na lista dos itens indispensáveis para viagens!!
Em Lisboa gostamos bastante do Oceanário e do Terreiro do Paço. Particularmente, eu adorei o Terreiro do Paço pois une o que mais gosto de fazer em viagens turísticas: ver novidades, obras históricas, apresentações culturais e compras!!!!!!!!!!! MUITO BOM! Prédios históricos, Museu de moda e design, Estátuas Vivas, apresentações culturais nas ruas e lojas, lojas e lojas! Tudo muito simples e charmoso! Sem falar no bondinho. Não me arrisquei a subir nele para uma volta pois não tenho vocação para sardinha. Mas tirando o aperto, é muito bonito de se ver. Totalmente aprovado!
O oceanário também é um show a parte! O visual de chegada e a estrutura são espetaculares. Ficamos todos encantados. Henrique então nem se fala!! Também está na lista dos aprovados! O que encontramos de brasileiros por lá nem se comenta. Até esquecíamos, em alguns momentos, que estávamos em Portugal. E sem essa de falar que os brasileiros são reconhecidos facilmente nos lugares por falarem alto ou sei lá mais o quê. Sem crise! Brasileiros, Espanhóis, Italianos e Portugueses. Todos se expressam de uma maneira mais "caliente". É incrível a semelhança. Aliás, muitos dos nossos comportamentos tem suas raízes aqui, em Portugal. Mas isso é assunto para um outro post!
Bom, depois de tantas aventuras e passeios em Lisboa fomos para Sintra, uma cidade de quase 400 mil habitantes, a 40Km da capital. A Paisagem Cultural de Sintra é patrimônio mundial pela UNESCO, título mais que merecido. A cidade é fantástica. Admirável como nos sentimos em outra época andando pelas ruelas estreitas e calçadas ou visitando um dos muitos cafés/ restaurantes da vila. O Castelo dos Mouros e o Castelo da Pena são maravilhosos. Faltam palavras aqui para descrever tanta beleza. São, merecidamente, patrimônios históricos.
Sintra é uma cidade que exala história, beleza e muito charme. Senti um arrependimento por termos reservado somente 1 dia para conhecer a cidade. Merecia mais. Nos despedimos de Sintra com aquele sentimento de quero mais. Não conseguimos visitar tudo o que gostaríamos. Mas o pouco que vimos foi o suficiente para admirar a cidade e querer voltar o mais breve possível. Mais que aprovado, Sintra é uma excelente opção para quem gosta de história, belas paisagens e aventura. Sim, pois a caminhada até os castelos são um passeio à parte! Ir preparado fisicamente é uma boa dica!!!