quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fotografias de Sintra

Segue abaixo algumas fotografias de Sintra

Vista da rua logo na chegada

Uma das muitas ruelas de calçamento

Vista geral no caminho para o Museu do Brinquedo


Henrique se aventurando pelas ruas de Sintra

Vista geral na subida para o Castelo da Pena

Vista Geral do Castelo da Pena


Pegamos uma trilha no meio do bosque onde deixamos o carro para chegar ao Castelo da Pena

Lisboa e Sintra

Parque das Nações - Lisboa/ Portugal
Desculpem a sinceridade, mas Lisboa não agradou. Acentuado talvez pelo fato de termos conhecido primeiro a cidade do Porto. As comparações são inevitáveis, guardando-se, claro, as devidas proporções.
Porto encanta pela sua organização, pelo misto de cidade moderna e antiga, suas ruas históricas, paisagens lindíssimas e um certo ar bucólico. Aqui parece que o tempo passa mais devagar. Já Lisboa é o inverso. Capital do país, uma cidade de ritmo acelerado, de contrastes e um tanto quanto impessoal. Mas é verdade que também podemos encontrar pelas ruas da capital portuguesa lugares lindíssimos, que merecem o selo de parada obrigatória para os visitantes. A Torre de Belém, Mosteiros dos Jerônimos, Oceanário, Parque das nações, Padrão dos Descobrimentos e Terreiro do Paço são alguns desses lugares. O Padrão dos Descobrimentos é muito interessante. No piso da praça tem o desenho de um mapa do mundo dentro de uma rosa dos ventos, com uma Nau e as datas de todas as expedições e descobrimentos portugueses. Muito bonito. Vou colocar uma fota aqui da Nau que indica Porto Seguro, 1500.
Ficamos somente 3 dias em Lisboa. Tempo muito curto para uma cidade tão grande, é verdade. Mas para nós foi o suficiente. Afinal de contas, com uma criança de quase 3 anos que adora novidades, deu para fazer muita coisa nesse curto espaço de tempo.
Para chegar até a cidade optamos por alugar um carro. A estrada de Porto a Lisboa é ótima!! É uma bela viagem. Recomendo a opção pelo aluguel de carro, principalmente para quem vai com crianças. Além de mais cômodo e confortável, não precisamos fazer o planejamento em função dos horários dos comboios (trens) ou autocarros (ônibus). O nosso pequeno é um tanto quanto inquieto e, dependendo do horário, uma viagem de 3 horas de duração dentro de um trem ou ônibus, por mais confortável que seja, pode facilmente se transformar em um pesadelo!! rsrsrsrsrs
AH! destaque especial para o GPS! sem ele, não teríamos aproveitado nem 10% da cidade andando de carro. Afinal, não conhecíamos NADA. Um amigo nos emprestou e foi de grande valia. Já está na lista dos itens indispensáveis para viagens!!

Em Lisboa gostamos bastante do Oceanário e do Terreiro do Paço. Particularmente, eu adorei o Terreiro do Paço pois une o que mais gosto de fazer em viagens turísticas: ver novidades, obras históricas, apresentações culturais e compras!!!!!!!!!!! MUITO BOM! Prédios históricos, Museu de moda e design, Estátuas Vivas, apresentações culturais nas ruas e lojas, lojas e lojas! Tudo muito simples e charmoso! Sem falar no bondinho. Não me arrisquei a subir nele para uma volta pois não tenho vocação para sardinha. Mas tirando o aperto, é muito bonito de se ver. Totalmente aprovado!

O oceanário também é um show a parte! O visual de chegada e a estrutura são espetaculares. Ficamos todos encantados. Henrique então nem se fala!! Também está na lista dos aprovados! O que encontramos de brasileiros por lá nem se comenta. Até esquecíamos, em alguns momentos, que estávamos em Portugal. E sem essa de falar que os brasileiros são reconhecidos facilmente nos lugares por falarem alto ou sei lá mais o quê. Sem crise! Brasileiros, Espanhóis, Italianos e Portugueses. Todos se expressam de uma maneira mais "caliente". É incrível a semelhança. Aliás, muitos dos nossos comportamentos tem suas raízes aqui, em Portugal. Mas isso é assunto para um outro post!

Bom, depois de tantas aventuras e passeios em Lisboa fomos para Sintra, uma cidade de quase 400 mil habitantes, a 40Km da capital. A Paisagem Cultural de Sintra é patrimônio mundial pela UNESCO, título mais que merecido. A cidade é fantástica. Admirável como nos sentimos em outra época andando pelas ruelas estreitas e calçadas ou visitando um dos muitos cafés/ restaurantes da vila. O Castelo dos Mouros e o Castelo da Pena são maravilhosos. Faltam palavras aqui para descrever tanta beleza. São, merecidamente, patrimônios históricos. 
Sintra é uma cidade que exala história, beleza e muito charme. Senti um arrependimento por termos reservado somente 1 dia para conhecer a cidade. Merecia mais. Nos despedimos de Sintra com aquele sentimento de quero mais. Não conseguimos visitar tudo o que gostaríamos. Mas o pouco que vimos foi o suficiente para admirar a cidade e querer voltar o mais breve possível. Mais que aprovado, Sintra é uma excelente opção para quem gosta de história, belas paisagens e aventura. Sim, pois a caminhada até os castelos são um passeio à parte! Ir preparado fisicamente é uma boa dica!!!    
bjs,

    

Mosteiro dos Jerônimos
Detalhe Mapa com Descobrimento do Brasil

Imagem geral do Mapa do piso da Praça e lá ao fundo o Mosteiro dos Jerônimos

Terreiro do Paço - vista do arco ao fundo da Praça



Apresentação cultural 

Vista geral da rua com o arco do Terreiro do Paço ao fundo


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Palácio de Cristal



Um lugar muito bonito!!! muito verde, árvores, lagos e pássaros compõem essa paisagem de cinema!
Estivemos no local para visitar um exposição sobre os dinossauros. Mas é claro, aproveitamos para conhecer um pouco mais do parque. Fica localizado na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto. Os jardins foram projetados em 1860 para envolver o Plácio de Cristal, que hoje já não existe mais. Ele foi demolido em 1951 e em seu lugar foi construído pavilhão Rosa Mota, para receber exposições e demais eventos.

O bacana é que nesse mesmo ambiente ainda encontramos a Biblioteca Municipal Almeida Garret, Solar do Vinho do Porto e um restaurante. Há também vários jardins temáticos: Jardim das Plantas Aromáticas, Jardim das Medicinais, Jardim do Roseiral e o Jardim dos Sentimentos. Tudo com um ar muito romântico!!! Passeio obrigatório para quem gosta de verde e de passeios ao ar livre.
E já ía esquecendo de dizer: o lugar tem este nome em referência ao Castelo que mencionei no texto, que foi demolido nos anos 50, que era todo em  granito, ferro e vidro, tendo por modelo o Crystal Palace, em Londres. Daí o seu nome!! Tudo muito chique!

Recomendadíssimo!!
bjs,



A facilidade do idioma


Imaginava que, pelo menos no início, teríamos mais dificuldades no entendimento do português falado aqui em Portugal, mas enganei-me! A comunicação está sendo muito melhor do que imaginávamos.
Sem falar que por aqui, além da grande presença de brasileiros (todos os dias encontramos com algum!), os portugueses consomem muito o Brasil, principalmente a nossa música. Nas 3 últimas ocasiões em que fomos a um supermercado aqui do Porto (um dos maiores da região) estava tocando Skank, Michel Teló e pasmem, Parangolé! Por instantes, escutando "Tchubirabirom", me senti em um dos mercados de Salvador!! #tenso

A culinária também não fica atrás. Por todos os lados vemos restaurantes com cozinha brasileira. Comer feijão com arroz é tarefa fácil por aqui! Encontra-se facilmente nos mercados coentro, cominho, cebolinha, feijão de vários tipos. Semana passada conversávamos com o dono da padaria aqui na esquina de casa, que nos disse conhecer Natal-RN. Mundo pequeno! Essas coincidências nos fazem sentir ainda mais familiar essa terra.

Ficávamos muito preocupados com a adaptação de Henrique ao idioma. Afinal, ele tem quase 3 anos e agora que está ampliando o vocabulário. Pensávamos se essa mudança provocaria alguma confusão na cabecinha dele... mas criança é um bichinho realmente surpreendente!! Não é que ontem estávamos saindo para o aquário aqui da cidade e Daniel, conversando comigo, falou: Vamos atravessar a rua para pegar o ônibus do outro lado. E Henrique prontamente corrigiu: Aqui não é ônibus papai, é autocarro!
Depois dessa, qualquer preocupação que ainda restava sobre a adaptação dele SUMIU!!!
bjs,

Finalmente Atualizando: A Chegada!

Enfim chegamos! Só agora consegui sentar para atualizar o nosso diário de viagem! Chegamos bem, na manhã do dia 7. Um friozinho um pouco fora de tempo nos aguardava. Confesso que, lá de cima, enquanto o avião sobrevoava a região se preparando para o pouso, minha impressão não foi das melhores... Mas quando descemos e de fato rodamos pelas ruas da cidade do Porto, nos apaixonamos pela cidade!
Fomos muito bem recebidos pelos portugueses. O professor da UP que foi nos pegar no aeroporto, o pessoal do hotel, os corretores que rodaram conosco em busca de um apartamento, os proprietário do imóvel que alugamos. Enfim, todos foram muito receptivos e generosos. Ajudaram muito! Tanta receptividade só veio aumentar a nossa simpatia pela cidade!!

Foram tantas providências iniciais que sobrou pouco tempo para os passeios. Somente cerca de 1 semana após a nossa chegada é que começamos a curtir mais a cidade, do ponto de vista turístico.
Os contatos prévios que fizemos do Brasil nos ajudaram muito e pouparam trabalho extra por aqui. Fica a dica para quem pensa em morar por um tempo fora, sobretudo com a família: comece um planejamento com bastante antecedência. Tudo deve está "engatilhado" para evitar transtornos iniciais. Graças a esse planejamento inicial evitamos o transtorno de chegar e ainda ir em busca de informações básicas. Isso nos ajudou a otimizar nosso tempo nas tomadas de decisões.
Devidamente instalados, tratamos de curtir um pouco a cidade antes de começar por aqui a nossa rotina da vida real: escola para o pequeno e estudo e trabalho para os maiores!
bjs,