Portugal é um país pequeno. Disso ninguém duvida, principalmente se compararmos a gigantes como o Brasil. Mas é incrível como este pequeno se faz notável graças a uma agenda cultural movimentada e criativa pelas cidades do interior do país.
Quando chegamos há quase 2 meses, pensávamos muito em aproveitar a oportunidade e viajar para países vizinhos. Não poderíamos perder muito tempo por aqui. Meus ouvidos só escutavam França e Inglaterra, rsrsrsrsrs....
No entanto as nossas andanças pelo interior de Portugal nos mostraram que estávamos enganados e o quanto esse país é bonito. Conhecer o interior de Portugal, seu povo e histórias, nos fez gostar cada vez mais dessa terra. Passamos a olhar com outros olhos para o que está aqui bem pertinho e que tem o seu valor.
O período é de crise não só para os portugueses, mas para toda a Europa. Essa é a palavra da moda por aqui, acompanhada pelas expressões "pacote contra crise" e "low cost". Aliás, essa última eu a-do-ro! Para TUDO por aqui se tem uma alternativa low cost. Época de vacas magras é assim.
E contrariando a idéia que temos aí no Brasil, os portugueses são conhecidos pelo restante do continente europeu como um povo muito hospitaleiro: "uma terra tropical e de gente muito hospitaleira". É assim que a Europa se refere ao país. E eles, orgulhosos, retribuem com cidades bem preparadas para o turismo, sejam elas de que tamanho for!
À primeira vista, para nós brasileiros, isso pode até soar estranho. Quem nunca ouviu falar que os portugueses são mal-educados?? Essa idéia acabou ficando para trás na medida em que nos deparamos aqui com pessoas generosas e muito gentis. Encontramos também pessoas mal-humoradas e ríspidas no trato pessoal, é verdade. Porém, assim como no Brasil ou qualquer outro país do mundo, essa é uma terra formada por pessoas, com todas as suas imperfeições. Existem bons e ruins, pessoas alegres e outras nem tanto. Mas sobretudo, carregam consigo um grande senso de coletividade, respeito pelo outro e o saudosismo típico dos povos que já viveram muito e que tem muita história para contar... e nos ensinar.
A região mais ao norte do país reserva paisagens lindíssimas. Somos suspeitos em falar pois aqui residimos. É uma região encantadora, regada a muito vinho e azeite!
Uma coisa bonita por aqui é a forma como os portugueses preservam suas tradições. O respeito pelos mais idosos (que aqui são muitos), pelos mestres (professores), pelos rituais de passagem acadêmica e pelo conhecimento passado de geração para geração fazem daqui um lugar especial. Não foi à toa que J.K. Howling se inspirou em muitos aspectos para a produção do livro Harry Potter durante a sua estadia aqui no Porto. Tem mesmo uma atmosfera meio mágica! rsrsrsrsrs
Realmente, o tempo aqui para o norte do país passou de uma forma diferente. Com todas as dificuldades, Portugal conseguiu cultivar raízes dentro do seu próprio território. Há muito ainda que crescer e melhorar. Essa é uma estrada longa, que com a entrada do país na União Européia começou a ser trilhada de forma mais definitiva. Foi uma conquista, bem cheia de desafios. Será que Portugal está a dar conta?
Não se enganem pois apesar de pequeno, esse país tem alma de gigante.